- Área: 3000 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Michael Schmucker
Descrição enviada pela equipe de projeto. Após várias tentativas de reformar uma escola preparatória construída na década de 60, comprovada a se tornar um edifício comprometido, uma decisão fundamental foi feita pelo Conselho do St John's College em demoli-la e construir outro edifício em seu lugar. O projeto consistia em um novo edifício para a Escola Preparatória para o St John's College (fundado em 1898) localizada em seu campus de Upper Houghton - incluindo 6 novas salas de aula, um centro de Artes Dramáticas, Centro de Terapias, Centro de Música, Biblioteca, Centro de Computadores, saguão comum além do bloco administrativo.
Um dos aspectos mais interessantes do projeto sempre foi a questão do patrimônio estar no centro do debate. Os edifícios Leonard Fleming e Herbert Baker se tornaram sinônimos com a marca da escola e destacam o subúrbio de Upper Houghton. Várias memórias e emoções fortes foram forjadas nos últimos 118 anos nas mentes de todos aqueles que passaram por seus grandes salões e pátios colunados.
A equipe de projeto explorou uma resposta apropriada que prestava uma homenagem à arquitetura em pedra do século passado enquanto reconhecia a passagem do tempo e a mudança das tecnologias construtivas. O terreno era restritivo, o que implicava uma abordagem de edifício em altura ou um edifício linear que de certa forma se encaixava entre Houghton Ridge e os campos esportivos. Optou-se que um edifício térreo seria o mais adequado ao modelo de ensino (que ensina crianças entre 5 a 8 anos). O conceito proporciona uma série de 'pequenas casas' - as salas de aula - que são flanqueadas pelo bloco administrativo e saguão principal à oeste e as salas multiuso da biblioteca/sala de terapia/laboratório de computadores e sala de artes à leste. O departamento de música compreende um grande espaço de ensaios e salas de ensaio individual foram articulados junto ao bloco do saguão. A qualidade do ambiente de ensino, tanto interna como externamente, foi que levou o jogo de escalas e equilíbrio entre a facilidade de acesso e um espaço privado silencioso.
Todos os espaços foram projetados com abundância de luz e ventilação natural proporcionando um ambiente de ensino confortável durante todo o ano. Materiais foram selecionados pensando numa manutenção econômica à longo prazo e, quando possível, consideramos todas as oportunidades de reciclagem. O uso de recursos também foram otimizados em todo o edifício; torneiras de água quente são alimentadas por elementos de aquecimento elétrico instantâneo, que após análise, provaram ser a opção mais econômica a curto e longo prazo. A calefação dos ambientes internos é feita com uma bomba de calor com um sistema de rede de tubulações sob o piso. A estrutura metálica da cobertura possui uma camada dupla de isolamento térmico e acústico e forro de compensados de madeira aparente; camadas duplas de vidro em todas as aberturas garantem o isolamento da envoltória. Reaproveitamento das águas cinzas garante água para os banheiros e para o sistema de irrigação dos jardins, que aliados ao paisagismo regenerador, irão atuar na recomposição da paisagem exposta ao longo do tempo. Coberturas verdes foram utilizadas para incentivar a biodiversidade dos jardins ao passo que contribuem para suavizar as fronteiras entre o construído integrando as fachadas na paisagem de fundo.